quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Terapia da fala - o fim

Depois de quase um ano de sessões de terapia da fala, ontem, tudo acabou.
Este não foi um processo fácil. Durante muito tempo, mas muito tempo mesmo, a I. recusou completamente as sessões, não queria fazer os exercícios, e acabava por aniquilar tudo o que a terapeuta preparava para ela. 
Tive muitas conversas e até zangas com ela devido à sua postura. Disse-lhe, com toda a frontalidade, que se ela não queria lá estar, então, não íamos mais, pois eu estava a gastar muito dinheiro e que não estava disposta a continuar se não se justificasse. Fiz-lhe ultimatos. Expliquei-lhe mil vezes que principalmente ela tinha que querer, pois contra vontade nunca conseguiria ultrapassar a questão dos sons K e G. Enfim... 
Até que houve um dia, depois de uma destas minhas conversas, em que ela me disse "Eu agora quero ir à C." e a partir desse dia tudo mudou. Na verdade, parece-me que foi na semana após esta declaração que ela me presenteou com o som K
Ontem, foi o fim da linha anunciado desde agosto. Esta última sessão teve direito a sorrisos e lágrimas, afinal, a I. foi a primeira criança que esta terapeuta acompanhou desde o início até ao fim do tratamento. 



Agora é aguardar que os sons lh, nh e duplas consoantes surjam naturalmente durante este ano na S., caso contrário, parece-me que teremos que voltar a estas sessões, desta feita com outra protagonista. 

Sem comentários: