quinta-feira, 8 de julho de 2010

À beira de um ataque de nervos


Se há coisa difícil é educar. Traçamos uma linha, temos um projecto com directrizes específicas, mas o caminho até ele é sempre duro, cheio de obstáculos, provações, desilusões, cedências e retrocessos.
Quantas vezes acreditamos-com-a-cabeça que estamos a agir da melhor maneira e o coração impele-nos a fazer o inverso?
Quantas vezes questionamos as nossas opções?
Quantas vezes andamos na corda bamba entre ser condescendente demais ou severo demais, sem conseguir encontrar o meio termo?
Educar é a guerra-equilíbrio entre aquilo que a cabeça diz e o que o coração sente.
Educar é dizer NÃO quando seria mais fácil dizer sim.
Educar é sentir murros no estômago de cada vez que os princípios vencem o coração.

Tudo isto para dizer que desde terça-feira a I faz uma birra incrível para dormir à noite. Nas duas últimas noites decidi tirá-la da cama, tal eram os gritos-fúria, e trazê-la até ao aquário para ela acalmar e deixar dormir a irmã que entretanto ia acordando a espaços e soltando a goela a plenos pulmões. Nestas duas últimas noites cedi ao coração, porque as frases "coitadinha, já está vermelha e inchada de tanto chorar", "coitadinha, já está tão nervosa que precisa de acalmar", "coitadinha, ...", e outras do género, iam do coração e martelavam a minha cabeça com uma força diabólica!
Hoje o cenário repetiu-se. Hoje decidi que não a ia tirar da cama. Hoje ouvi-a gritar-chorar-espernear-berrar-irar durante uma hora, uma hora certinha. Hoje a cabeça venceu, mas o meu estado de nervos era tal que tive que me conter não sei quantas vezes a meio do corredor para não a ir buscar e pegá-la ao colo e trazê-la para o aquário e vê-la sorrir para mim com aquele ar de vitoriosa "Vês como me tiraste da cama?".
Amanhã logo se vê o que acontece.

Isto é mesmo duro!

1 comentário:

Jo disse...

Ainda agora começou:)
Bjinhos e calma que se está a sair muito bem:)