sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Avó(s)*

... a verdade é que nunca a tive, assim como as outras pessoas têm, ou como imagino que têm. Avó efetivamente biológica nunca foi minha, foi e é dos outros netos, daqueles que estão perto dela e que ela venera. Eu nunca habitei o seu coração. Tive uma tia, a minha tia Carlota, que podia ter sido a minha avó. Consegui vê-la tantas vezes como minha avó. E tive outra... aquela com quem sinto uma ligação espiritual. Aquela de quem tenho a única fotografia existente, mas que morreu quando o meu pai tinha sete anos. Nunca a vi fora de mim, mas segundou os outros, posso vê-la sempre que me olhar ao espelho. A verdade é que nunca tive avós e este é um abismo dentro de mim. Sinto falta. Teria sido bom. Sobrevivi e sobrevivo sem isso. Os avós para mim só existem na imaginação.

*Texto catártico produzido em aula. (Afinal, só podemos pedir aos nossos alunos aquilo que também nós somos capazes de fazer.)

Sem comentários: