terça-feira, 18 de agosto de 2009

CTG

Ontem fui ao hospital fazer o primeiro CTG!
... bem, para além de ser um exame secante, porque a grávida tem que estar durante trinta minutos quietíssima com umas faixas à volta da barriga que vão monotorizando os batimentos cardíacos do bebé, no meu caso as coisas "complicaram-se" um pouco, já que, supostamente, para que conseguissem captar as duas feijocas tive que ficar numa posição completamente desconfortável (e não me podia mexer!), isto sem falar do facto de subsistir a dúvida acerca da validade do exame, uma vez que um dos enfermeiros que foi lá dar uma espreitadela alterou a posição das faixas, alegando que as duas estavam a captar apenas os batimentos de uma das feijocas!...
Depois disto, passámos à ecografia para ver a quantidade de líquido amniótico, o que constituiu mais uma dificuldade «Fazer ecografias a gémeos é muito difícil, não se consegue medir bem o líquido...».

Talvez fosse bom haver mais estudos de caso, mais investigação, formação, etc em gravidezes gemelares, não? É que tenho sempre a sensação que qualquer exame ou análise é um quebra-cabeças!

1 comentário:

A Minha Essência disse...

Grandes secas (no verdadeiro sentido da palavra). O som do coraçãozinho até nos embala... Lol

Boas recordações...

Kiss