sábado, 15 de agosto de 2009

Hoje é o dia "lá da terra"!

Quando era pequena, queixava-me à minha mãe, dizendo que todas as pessoas tinham uma terra só eu é que não, o que me inibia de dizer a célebre frase - «Este fim de semana vou à terra!»
Um dia, tinha eu uns dez anos, conheci a terra do meu pai e a partir daí comecei a dizer, porque o sentia e continuo a sentir, que aquela era/é a minha terra do coração.
Desde há uns vinte e cinco anos, mais coisa menos coisa (meu Deus, estou mesmo a ficar velha!!!), estes são dias que se passam «lá na terra». Esteja eu onde estiver, nos dias 14, 15 e 16 (ou no mínimo o 15) rumo ao Alentejo para respirar aquele ar abafado (muitas vezes temos temperaturas de 40º), acordar ao som de foguetes, tomar um banho revigorante na "fonte da vila", ouvir aquela pronúncia linda, ver a procissão passar (e a passagem de modelos que a acompanha. Ainda subsiste por lá a tradição de estrear um roupinha naquele dia!), assistir à largada de toiros ou à garraiada, visitar as exposições dos artistas da terra, ir ao bailarico, comprar umas rifas e receber prémios que se voltam a dar no ano seguinte (de tão maravilhosos que são!), beber umas minis, comer uma fartura e ficar com azia a seguir, deitar-me no muro (em frente à nossa casa) a olhar para as estrelas e dormir na varanda ao relento, tal é o calor.
Este ano estou a faltar à chamada.
Para o ano lá estarei!

1 comentário:

lapsus disse...

Para o ano serão mais dois a fazer tudo isso! Ó mãe, ó mãe, está tanto calor...
Bjcs