sábado, 7 de maio de 2011

Alimentação infantil + gomas + chocolates + amêndoas + estupidez natural


Às vezes fico doida com o que oiço e vejo no que diz respeito à alimentação das crianças, e quando digo crianças estou a falar desde que os miúdos começam a mastigar sólidos.

Um dia cheguei ao infantário e vi que alguns miúdos estavam a comer pão com tulicreme, prontamente perguntei à auxiliar se algum dia tinham dado às minhas filhas o dito pão, ao que ela me respondeu que não, pois só o davam às crianças a partir dos 2/3 anos. Deixei logo bem claro (apesar de ter dado no início do ano lectivo à educadora a lista de alimentos permitidos e proibidos) que as minhas filhas não comiam qualquer tipo de doce e mesmo em relação às bolachas Maria (única coisa com adição de açúcar que elas consomem) não queria que lhes dessem mais de duas ou três por dia, para além das duas que são colocadas no iogurte ao lanche. A conversa foi tão clara que, cada vez que lá chego e as miúdas estão a comer uma bolacha Maria, dizem-me logo se é a primeira ou a segunda.

Bem, entretanto chegou a Páscoa e o presente que as feijocas trouxeram para casa foi uma galinha feita em papel e pintada por elas cheia de ovinhos de chocolate que, supostamente, eram para "as meninas, mas como sabemos que a mãe não gosta destas coisas estão aqui". NOTA - Não me parece nada bem que o infantário promova a existência de chocolates para crianças desta (na verdade nem de outra) idade. Adiante.

Esta semana houve um miúdo da sala delas que fez 2 anos e qual não é o meu espanto quando vejo no cabide delas um saquinho pendurado com gomas, chocolates e chupas. Depois da estupefacção, perguntei o que era aquilo e a resposta foi que a mãe do menino tinha oferecido um saquinho daqueles a todos os meninos "mas como sabemos que a mãe não gosta destas coisas estão aqui". Fiquei feliz por um lado - afinal estão a cumprir o que eu digo - mas escandalizada por outro - como é que uma mãe de uma criança oferece aquelas porcarias a miúdos entre os 1 e 2 anos! Mas isto não fica por aqui...
Hoje descobri quem tinha sido essa tal mãe.

Afinal é minha vizinha, e hoje quando me encontrou perguntou se as gémeas tinham gostado das gomas do aniversário do seu filho. Eu olhei para ela, muito calmamente e só lhe disse "Agradeço-lhe imenso a atenção, mas na verdade, elas não comem doces." Resposta pronta - "Ai não, olhe o meu filho adora gomas, chocolates, amêndoas, tudo, ele só gosta é de doces!". Controlei-me e disse apenas "Pois, elas nunca comeram nada disso e nem vão comer nos próximos tempos" e sorri. Ela, muito sorridente e com uma descontração enorme, diz-me "Assim poupa nos dentes, não é?" e eu sorri, palavras para quê?

Há mentalidades que não vale a pena tentarmos sequer alterar.
Ela vai continuar sorridente e a dar todo o tipo de porcarias ao filho.
Eu vou continuar nesta minha luta que não é nada fácil, tendo em conta todas as solicitações que vêm a caminho (sim, a educadora ficou muito espantada quando eu lhe disse que as cachopas ainda não experimentaram chocolate, "nem mesmo Kinder??" - "Não!")
E cada um tenta viver à sua maneira!

2 comentários:

A Minha Essência disse...

Eu estava lá! Eu ouvi! Eu ouvi! LOOL

;)

Incógnita disse...

E por pouco seria uma gargalhada "colectiva"!!!