quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Primeiro dia no infantário


Ontem foi a minha primeira Reunião de Pais/Encarregados de Educação (pomposo, não?) e percebi que a partir de ontem o meu nome passou a ser "Mãe", esqueçam lá o que diz no bilhete de identidade, era "Mãe" para aqui, "Mãe" para ali, enfim, de um momento para o outro o nome que nos acompanhou durante uma vida deixou de existir!

Passando à frente.

Fiquei um pouco, digamos, escandalizada com a postura de algumas mães pela sua ansiedade, preocupação e até pânico por deixarem os filhos no infantário. É claro que não é fácil, mas é preciso ter calma e perceber que o contacto com outras crianças e adultos só lhes vai fazer bem, só lhes vai permitir um maior desenvolvimento.
Confesso que a minha grande preocupação é toda a logística até as deixar no infantário e o regresso a casa, porque viver num prédio que não tem rampas de acesso, sem garagem e cujo elevador é minúsculo, não cabendo o carrinho-bengala de gémeos (que é o mais pequeno), é que é complicado. De manhã ainda tive a ajuda do pai que levou uma das feijocas para o carro, mas agora (sim, porque eu decidi sair mais cedo do trabalho, reivindicando os direitos de mãe e acenando com as pedagogias que fazem bandeira lá no estaminé) a estratégia foi estacionar o carro à porta do prédio, tirar o carrinho e montá-lo dentro do hall de entrada do prédio (depois das escadas, logicamente) e ir buscar as princesas uma a uma (são duas, não é verdade) ao carro, depositando-as no carrinho-bengala, depois, encolhi o carrinho-bengala (como se o fosse fechar, mas com as feijocas lá dentro) e a custo lá entrou no elevador, quando cheguei à porta de casa entrei ainda com o carrinho encolhido e depois foi pô-las na cama para finalmente dormirem! Suei! E vou suar até elas começarem a andar! (Quem sabe se emagreço mais um bocadinho com estas andanças? Só me fazia bem!)

Avançando.

Doeu-me o coração ver que elas eram as primeiras meninas a chegar ao infantário. Coitadas das miúdas chegaram às 7h30! Para eu chegar a horas ao meu local de trabalho, terei que as deixar sempre a esta hora!
Não fiz qualquer tipo de despedida, limitei-me a pegar nelas e colocá-las no chão em cima do tapete ao pé do espelho (elas adoram espelhos) e fui-me embora, olhando apenas pelo cantinho do olho para ver o que elas estavam a fazer. Se as tivesse agarrado e dado mil beijos elas depois não me largavam, portanto foi melhor assim, quando elas se aperceberam já eu não estava lá e correu tudo bem.

Relatório da educadora.
Pelos vistos a minha I. estava cheia de sono (pudera!) e chorou até dormir uma sonequita, depois esteve bem, já a senhora dona S. parece que andou a manhã toda a rebolar-se no chão aos beijinhos e abraços a um menino da sua sala! Parece que foi amor à primeira vista! Estou feita com esta miúda! Tenho que lhe comprar uma trela e um cinto de castidade!

Hora de almoço
Cheguei ao infantário à hora de almoço. Tinha combinado ir lá dar o almoço às cachopas. Mal a I. me viu agarrou-se a mim e desatou num berreiro, a S. olhou para mim e sorriu, só choramingou quando eu lhe disse, com aquela voz, para ela não mexer no prato do menino que estava ao seu lado. Estive a dar a comidinha à I., com alguma dificuldade, pois a birra era grandita, e uma auxiliar deu à S.

Conclusões
Não há stress maternal.
A S. é uma atiradiça e uma "Maria vai com todos".
A I., que parece mais independente, é a mariquinhas de serviço.
As dores na coluna da "Mãe" pioraram substancialmente e têm tendência a piorar mais ainda!

Amanhã logo se vê.

1 comentário:

A Minha Essência disse...

Muito contente por ler este relatório todo. Claro que vão se adaptar! Claro que tudo irá correr pelo menlhor. Será um ano em pleno! :D

Beijocas